terça-feira, 9 de agosto de 2011

ProJovem Urbano, Qualificação e Turismo…

Durante 03 anos tenho sido professor da disciplina Qualificação Profissional  no arco de Turismo e Hospitalidade no programa ProJovem Urbano do município de Várzea Grande.

Hoje decidi escrever um pouco sobre o projeto, quando os alunos fazem matricula para participar do programa, eles tem a opção de escolher 1 dos arcos oferecidos, no munícipio de Várzea  Grande são ofertados 04 arcos dentro eles o turismo e Hospitalidade, a maior parte dos alunos, escolhem o curso devido a visão para copa 2014 e porque pensam que irão viajar muito, mas logo percebem com as aulas que eles vão aprender a explorar o turismo economicamente e não praticar o turismo.

O Programa Federal ProJovem Urbano foi lançado em 2005, o programa tem o caráter “emergencial”, pois o projeto vem trabalhando com jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental e qualificando-os para o mercado de trabalho. Dentro do programa existe a disciplina Qualificação Profissional que abrange o planejamento, a produção e a comercialização de bens e serviços preparando o jovem para o mercado de trabalho. A qualificação inclui a Formação Técnica Geral (FTG) que aborda os aspectos teóricos-práticos e o curso profissionalizante.

O curso profissionalizante é divididos em arcos ocupacionais, atualmente há 23 arcos, mas como já apontamos e como o turismo é o nosso objeto de estudo iremos a destrincha-ló aos poucos. O arco de turismo e hospitalidade possui 04 ocupações propostas pelo programa são eles: Organizador de Eventos, Cumin (auxiliar do Garçom), Recepcionista de Hotel e o Monitor de Turismo,  todas estas ocupações ofertadas pelo turismo são de fáceis acesso para que os alunos consigam se ingressar no mercado de trabalho. O curso traz grandes expectativas entre elas a construção de  uma nova identidade cultural que é construída dia a dia.

A experiência em ministrar o curso de turismo hospitalidade está sendo muito inovador e rico em experiência, pois, os alunos são diferentes, e a diferenciação acontece em vários pontos: intelectualmente, no nível socioeconômico, na constituição, no modo de vida das famílias, nos valores, crenças e maneiras de interpretar e acatar as normas sociais. Quando os alunos entram na sala de aula trazem consigo experiências pessoais e conhecimentos prévios que não pode ser ignorados, devendo até ser como ponto de referencia para o professor trabalhar e relacionar, já que o programa exige que o aluno  seja protagonista do projeto.

A seguir um vídeo mostrando as fotos de alguns eventos executados na primeira turma do ProJovem Urbano 2009/2010.

Um comentário:

  1. Que legal..... Que saudade...
    Como foi bom ter contruibuido para o crecimento pedagogico e social desses alunos.....
    Acho que aprendemos muito mais com eles do que eles conosco......
    Um dia nos encontraremos e daremos muitas risadas juntos...
    QUE DEUS ABENÇÕES A TODOS.. SEMPRE...
    UM FORTE ABRAÇO..
    TEACHER.. FLOR

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