quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Turismo de Eventos e o Festival de Chapada Guimarães

Que o turismo é um fenômeno socioeconômico complexo e diversificado, sendo capaz de gerar diversos benefícios para uma determinada localidade, já não é segredo para ninguém.

Mas nem sempre uma cidade tem atrativos naturais e/ou culturais suficiente para atrair centenas de pessoas para a comunidade e criam eventos para atrair turistas. O turismo de eventos é um dos motivos que tem levado as pessoas a viajarem.

O exemplo disso é a cidade de Barretos que fica a 428 km da cidade de São Paulo. Hoje, a cidade possui cerca de 31 lanchonetes e restaurantes, 43 padarias e 12 agências bancárias. Há 18 imobiliárias, 28 hotéis e 10 mil vagas no camping. Pessoas que moram nas ruas principais alugam quartos durante os dez dias da festa de Peão de Boiadeiro. Ainda assim, as acomodações disponíveis não são suficientes para todos os visitante esperados. Quem não encontra abrigo em Barretos acaba se hospedando em uma das 20 cidades da região, num raio de cem quilômetros. Quem organiza a festa é o clube Os Independentes, que dispõe de uma estrutura de 50 funcionários fixos, mas gera dois mil empregos diretos e seis mil indiretos na época da festa, em Barretos e região. O faturamento da festa é equivalente a dois ou três natais.

Mas para que o evento na comunidade seja um sucesso é preciso que a comunidade queira a adquirir este evento, e a comunidade precisa oferecer toda uma estrutura como: condições de se deslocar na cidade, ter local onde dormir, onde alimentar-se e se divertir e principalmente a infra-estrutura básica. Um exemplo de evento que tem feito sucesso na nossa região e que merece destaque é o Festival de Inverno de Chapada Guimarães.

O 1° Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães aconteceu em 1984, dentro de um circo montado, porém com o decorrer dos anos  o festival passou a ser realizado na praça central e o festival tem sido palco de várias artistas regionais e nacionais.

A 27° edição Festival de Inverno da Chapada Guimarães tem uma programação variada com shows nacionais, regionais e diversas atividades. Boa parte destas programações regionais está sob a responsabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que está dando a oportunidade para as bandas da universidade,  e é uma maneira  de colaborar com a diversidade cultural da nossa região.

O festival já é considerado um dos eventos mais importantes do Estado de Mato Grosso tem recebido a média de 28 a 35 mil pessoas por dia nos shows de cantores nacionais. O evento também traz dores de cabeça para a comunidade local, com o crescimento do público ao decorrer dos anos, por exemplo: vandalismo nos lugares públicos, a falta da água nas torneiras, som locomotivo em alto volume, e a degradação do ambiente local.

Com estes graves problemas a população quis eliminar de vez no calendário da cidade o festival de inverno, no entanto que na década de 2000 durante alguns anos o evento esteve apagado, até que ressurgiu modificado, com feira de artesanato, mas estruturado, jogos esportivos e com maior numero de shows regionais e poucos nacionais, sendo que a prefeitura definiu o horário do som em alto volume, o evento atualmente está mas apontado para sustentabilidade. Necessitando ainda de uma infra-estrutura básica e de apoio a atividade turística.

Veja a seguir algumas fotos divulgadas pelos alguns sites.

sddd 

lpk

 

Capturar

Capt

 

Fonte: Programa negócio é turismo, Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...