segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cidade de Vera/ Mt

O que me inspirou a escrever sobre a cidade, foi quando pesquisei na internet e praticamente encontrei quase nada de informações sobre ela. Aliás, precisava ir a cidade á trabalho, precisava chegar no domingo, pois, na segunda ás 7:00 hs precisava estar na Prefeitura.

A dificuldade foi imensa, vou explicar o porque. A partir do momento que fiquei sabendo que teria vim a cidade, pesquisei tudo que necessitava a saber, como: horários de ônibus, atrativos turísticos, hospedagem entre outras coisas. Descobri que nem o Dr. Google, sabe quase nada sobre a cidade, ou realmente a cidade não tinha nada de ônibus, atrativos, e muito menos hospedagem.

Na pesquisa foi identificada que não há ônibus que leva e nem traz de volta pessoas a Vera no dias de Domingo. Ou seja, para estar na segunda  feira cedo na Prefeitura teria que sair na sexta a noite de Cuiabá para chegar no sábado de manhã na cidade de Sorriso e enfim “pegar” ônibus para cidade de Vera, mas como não poderia sair, e descobri que poderia dividir táxi com outros interessados que estariam em Sorriso para chegar no destino, e assim foi feito, sai de Cuiabá na madrugada de domingo, chegando por volta das 9 em Sorriso, mas não achei ninguém para dividir o taxi, e pelo amor que o nosso Deus tem comigo, um anjo "(uma linda loira de olhos verdes) me ofereceu carona, e lógico que aceitei neh?! apenas tive que ajudar na despesa de gasolina.

Logo, após de 30 minutos de carro, chego em Vera, me deparo com o que mas temia, não achar hospedagem, pois, 1 dia antes de partir, descobri no Dr. Google que estava havendo a 6° Expovera na cidade, e os hotéis estavam todos lotados, com muito custo, consegui um apartamento, sem ar-condicionado, sem frigobar, apenas com 2 cama de solteiro, 01 Tv de 14 polegadas e um ventilador pequeno, mas devo exaltar que embora o apartamento simples que consegui hospedar, o conforto e a limpeza estava nota 10, impecável, colchão e travesseiros novos e confortáveis e o atendimento dos funcionários (são todos pertencentes a mesma família), super receptivo, assim como todo o resto da população.

Em relação ao turismo não identifiquei nada no google, e pessoalmente através das conversas com os moradores, realmente não consegui levantar nenhum ponto. Mas andando pela cidade durante a tarde de domingo, (que comecei a sentir como estivesse a uma cidade fantasma, tudo deserto, a comunidade tudo dentro de casa, sem fazer barulho ainda por cima) me deparei com o local onde ocorre a expovera, lugar que tem a infra-estrutura necessária para receber um evento do porte, onde a maior parte dos expositores eram de empresas de carro e de tratores e claro muitas barracas de bebidas e comidas. Vale exaltar a praça da cidade, onde tem quadras de esporte, lugar para exercícios físicos.

Bom outra dica e aviso o ônibus só falta a transitar na cidade de Vera na segunda feira  ás 17 horas, ou seja, outra correria para conseguir uma outra carona de volta para Sorriso.

Curiosidades:

Vera é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 12º18'21" sul e a uma longitude 55º19'01" oeste, estando a uma altitude de 383 metros. Sua população estimada em 2004 era de 10 751 habitantes.

Possui uma área de 2.989,11 km². O município de Vera pertencia até 1986 a Sinop. Nesse ano foi emancipado de Sinop, tendo incorporado área territorial do município de Paranatinga. De Vera foi desmembrado o município de Feliz Natal, criado em 1995.

Significado do Nome: A denominação Vera surgiu como forma de homenagear o primeiro topônimo pátrio, dado por Pedro Álvares Cabral, Terra de Vera Cruz,...o Capitão pôs nome o monte Pascoal,e a Terra de Vera Cruz, na forma original da carta de Pero Vaz de Caminha. Na verdade, pretenderam,os colonizadores da região, tendo à frente o Sr. Ênio Pipino, homenagear com nomes de mulheres as cidades que fundaram, Santa Carmem e Cláudia, excluindo-se Sinop, que é a sigla da empresa povoadora - Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná e Vera. Coincidentemente, dois diretores da colonizadora tinham sobrinhas com o nome de Vera, mas, segundo o Sr. Ascânio, antigo funcionário da companhia, não se tratou de homenagem familiar. Ocorreu que a empresa não pretendeu seguir a tradição toponímica brasileira, que normalmente dá nomes dos santos do dia, de origem indígena, de acidentes geográficos ou de vegetais aos sítios urbanos.

A Programação da 6° Expovera 2011:
• Quinta dia (28/07) às 21:00 hs – Abertura Oficial na Arena do Rodeio, Bingo, a dupla verense Carlos e Oscar Filho abrem o show da dupla nacional Brenno Reis e Marco Viola;
• Sexta dia (29/07) às 21:00 hs - Rodeio, Bingo e logo após Show com Alecir e Alessandro;
• Sábado dia (30/07) às 21:00 hs - Rodeio, Bingo e logo após Show com Márcio Leão e Leandro;
• Domingo dia (31/07) às 21:00 hs - Rodeio, Bingo e logo após Show com Éder e Cícero Viola;
• Haverá palestras no decorrer do evento no stand da Secretaria de Agricultura em parceria com Sindicato Rural de Vera;
• Todas as noites após os shows, a festa continua com a banda San Genio’s.

Logo a seguir algumas fotos da cidade, me perdoem pela qualidade das fotos, pois, tirei todas do celular e como podem verificar a imagem não é nada boa, mas vale a pena conferir.

mapa da localização de vera                Localização do Município de Vera/ Mt.

IMG0062A                      Estatua no Centro da Praça da Cidade

IMG0060A                                                 Praça da Cidade

IMG0050A                        Entrada de onde ocorre a 6° Expovera

Fonte: www.wikipedia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...