domingo, 26 de junho de 2011

Morro de Santo Antônio de Leverger

O post de hoje é sobre o  Morro de Santo Antônio de Leverger (35 km de Cuiabá), está a 500 metros acima do nível do mar. O Morro pertence ao município de Santo Antônio de Leverger, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, era de 16902 habitantes. O acesso para chegar no Morro é pela MT 40, do lado da margem direita, a entrada da estrada é a mesma da comunidade de Morrinho.

O Morro é uns dos cartões postais do município margeado pelo rio Cuiabá e o Pantanal, além de ser lembrado em livros históricos sobre o desbravamento de Mato Grosso como ponto de observação dos soldados mato-grossenses, que protegiam o estado de uma possível invasão de inimigos, durante a guerra do Paraguai.

O morro faz parte do conjunto de atrativos turístico do Estado de Mato Grosso, continua sendo refugio de pássaros e animais silvestres, e corre o risco de depredação do próprio homem. Em 2006, a SEMA  divulgou que iria colocar em prática um projeto de revitalização do morro, a desocupação do morro como também reforçar a fiscalização e disciplinar o acesso de turistas ao local, contratar 02 agentes ambientais para fazer a fiscalização permanente e uma cobrança de taxa simbólica (R$2,00) para manter a limpeza e a sinalização das trilhas de acesso ao morro. Exaltando que na última subida a quantidade de lixos deixado pelos visitantes durante o percurso e no próprio topo era muito.

Até os dias atuais, não foram vistas estas ações diretamente ao morro. Para algum turista quiser subir o morro é preciso de ir na comunidade para pedir auxilio ao morador, pois há poucas placas de sinalização. Além, dos visitantes de subirem o morro para ver a linda vista oferecida pelo mesmo, há visitantes que sobem para fazer vôo livres.

Dicas para subir o Morro: No topo do Morro não há árvores, portanto, decida subir na parte da manhã bem cedo, ou no fim da tarde, dependendo levar ate lanternas se for na final da tarde, pois, durante o percurso a maior parte é mata fechada. Outra dica é levar água para poder se refrescar quando tiver contemplando o cenário, e o uso de bonés, óculos escuros serão muito útil.

Segue abaixo um vídeo com as lembranças da ultima  subida no dia 23/06/2011. E agradecimento ao Paulo Vinicius, Lucas Sartorello e Fabricio Ferreira por compartilhar dessa lembranças.

fonte:

http://www.fotoaventura.com.br/html/materia.php?codigo=61&f_assunto=2

http://wikimapia.org/10157034/pt/Morro-de-Santo-Ant%C3%B4nio

http://www.flickr.com/photos/fabianoallex/4090671213/

8 comentários:

  1. Como assim o "CCB Adventure" fez trilha sem mim!!!!!!!! Ai como é triste essa vida de rejeitada viu! :( kkkk Adorei o vídeo e a matéria João!

    ResponderExcluir
  2. Vocês falaram de motivação; Motivação me lembra Rock Balboa. Pô Fabrício vc deveria ter cantado para o Lucas e Paulo a músiquinha do filme: Tan tantantan tantantan tantantannn kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo a subri a Morro de Santo Antônio podera ser realizado somente no periodo diuno, no horario de 7:00 a 17:30 da tarde, fora deste horario não sera permentido, qualque duvida ligua na SEMA Secretaria Estadual de Meio Ambienete telefone 3613-7224 ou 3613-7253... vamos ajuda a natureza e o morro tambem divulgue isto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! como já subir várias vezes, acho que a Sema deveria pensar melhor neste horario, pois, abrir as 5 da manhã para escalar, pois, o nascer do sol é muito belo la de cima e fechar para as subidas as no máximo ás 16 hs, devido a volta já ser bem a noite, chegando a ser perigoso para quem não conhece o caminho e oferecer monitores locais para seguir com os visitantes e orientar as pessoas para não deixarem os lixos lá em cima, pois, está tendo muito lixo.

      Excluir
  4. Gostaria de saber quanto tempo leva a caminhada (ida e volta) e o grau de dificuldade. Penso de ir direto no domingo, você tem o telefone de alguém da comunidade com quem eu possa deixar combinado?

    Obrigada,

    Haya.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! A caminhada é um pouco pesada, se não tiver muito pratica com caminhada, sugiro que faça a caminhada pela manhã, quando o sol não estiver muito quente, e faça a caminhada com várias paradas para o descanso, eu geralmente gasto cerca de 1 hora para subir.

      Excluir
  5. Bem legal as informações que você postou, pois infelizmente nos sites "oficiais" às vezes não temos tantos detalhes!! Muito bom! Agora é ir até lá e ver de perto essa beleza!!

    ResponderExcluir
  6. Olá pode subir no operíod noturno por que eu a minha escola vai fazer aula de campo me avise no ZAP 65 992812988

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...