terça-feira, 28 de junho de 2011

Mobilidade: Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT)

Para cumprir a solicitação da FIFA em relação a Copa 2014, a Agecopa estava em duvida entre Bus Rapid Transit (BRT) ou Veiculo Leve sobre Trilho (VLT), e o sistema escolhido foi VLT, o símbolo da modernidade.

Segundo a Agecopa o sistema foi escolhido devido ao conforto, flexibilidade, durabilidade, e na questão de um novo visual da cidade, e sendo que haverá redução de quase 90% nas desapropriações divulgadas anteriormente.

O VLT vai custar cerca de R$ 1,1 bilhão, sendo que no BRT seria entorno de R$ 500 milhões e o tempo de construção do VLT é o dobro do tempo do BRT que acaba sendo uma desvantagem. O Estado pretende bancar sozinho neste projeto, através da majoração da operação de credito junto BNDS. E em referencia a programação da implantação, segundo a Agecopa ano de 2011 será apenas de planejamento, que as obras dará no inicio  de 2012, estando em funcionamento no inicio de 2014 antes da copa que será em julho.

Mas afinal, o que é  VLT? como funciona? quais são as vantagens? VLT é uma espécie de trem e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infra-estrutura é mais leve do que o Metrô ou de ferrovias de longo curso. O sistema é alimentado por eletricidade, em alguns lugares pode ser encontrados alguns que utilizam o diesel e outros que usam 3° carril.

As vantagens do VLT são:

  • Acessibilidade: piso baixo, ao nível da rua, que facilita o acesso de passageiros em geral, garantindo o acesso de pessoas com locomoção reduzida;
  • Referencias: é um meio de transporte consolidado para utilização em cidade de demanda, no Brasil por exemplo podemos encontrar o sistema em:  Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Litoral paulista, ABC paulista, Macae/ RJ, Friburgo/RJ, Maceió/AL, Cariri/Ce, no mundo em: Portugal, Tunísia, França e na Holanda entre outros países;
  • VLT: utiliza energia elétrica, limpa e renovável e harmoniza com a urbanização e a possibilidade de não utilização de catenária, que se adequa a cidades tombadas.

Algumas fotos e um vídeo com algumas explicações do VLT no mundo e no Brasil:

buenos

brasilia

dublin

 

 

Fonte:

http://veiculolevesobretrilhos.wordpress.com/videos/

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=394938

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...