quinta-feira, 2 de junho de 2011

Monumento: Centro- geodésico da América do Sul.

Chegou o momento de abordamos um monumento aqui em Cuiabá, é o primeiro é o Centro Geodésico da América do Sul. A cidade está situada na parte mais central da América do Sul, e o ponto exato do centro está localizado na Praça Pascoal Moreira Cabral.

A determinação exata do local se deve ao Marechal Rondon em 1909, através de cálculos matemáticos e geográficos confirmaram o local que na época conhecido como Campo d’ Ourique, e mas tarde o ponto foi confirmado pelo exercício brasileiro. Foi construído um marco simbólico no lugar, que mas tarde foi erguido, um obelisco de 20 metros de altura, com revestimento de mármore branco, preservando o original.

Curiosidade: O local era conhecido como mal assombrado devido a praça Campo d’ Ourique era palco de execução de escravos e condenados da justiça, e eram enforcados no meio da praça, que posteriormente o local passou  a ser conhecido das famosas touradas cuiabana.

Em 1972, foi inaugurado a sede do Poder legislativo Estadual, sendo que em 2005, a Assembléia mudou- se para o Centro Politico Administrativo e a Câmera Municipal conquistou o lugar novamente.

tourada em cba                     Fonte: Página da web.

ultima das apresentações                       Fonte: Página da web.

marco geodesico                                Fonte: Página da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...