sexta-feira, 3 de junho de 2011

Catedral de Cuiabá

Cuiabá em 1722 era considerada como um vilarejo, e como qualquer vilarejo era essencial ter uma igreja, e no ano referenciado anteriormente  foi construída no ponto alto da cidade a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, a igreja era de pau-a pique.

A partir da construção a igreja passou por várias transformações, como em 1769 quando foi reconstruída e erguida a 1° torre sineira, e em 1920 a fachada foi modificada e junto levantada a 2° torre. Mas a maior reforma foi em 1968 quando a igreja foi explodida por vários dinamites e foi erguida uma nova Catedral que no qual a mesma fachada  que tem atualmente.

A Igreja está localizada a frente da praça da Republica no centro de Cuiabá. O visitante pode conhecer as novas estruturas e podem ver as imagens do século XVIII. Em relação a estrutura a igreja tem capacidade para 800 pessoas sentadas. No primeiro andar funciona a lavanderia, no segundo as salas de reuniões, no terceiro e quarto andar funciona a casa paroquial.

Curiosidade: No subsolo da igreja encontra-se a Cripta, na posição da torre da igreja onde se encontra o relógio e os sinos, nas criptas estão enterrados nomes ilustres da Arquidiocese da História de Mato Grosso.

cat             Catedral de Cuiabá

destruida                 Catedral demolida, para uma nova reforma.

catedral iluminada              Visão noturna da Catedral com iluminação natalina.

lateral da igreja                Visão lateral da Catedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...