sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pão, Circo e Turismo

O Brasil é  considerado como país urbano e em pleno desenvolvimento, sendo que 07 décadas atrás era um país totalmente rural. Pelo processo histórico da formação do país pode-se entender as dificuldades que as grandes cidades possuem nos dias atuais como a essencial  “estrutura básica”, que nem mesmo a cidade de São Paulo, considerada como uma das maiores cidades da américa latina não consegue fugir desse mal.

Em 2010, o Brasil já tinha certeza que iria ser anfitrião de um dos mais famosos eventos que existe, a Copa do Mundo organizado pela FIFA, e no ano de 2010 foram anunciado as 12 cidades sedes que iriam receber os jogos. A partir deste momento, brasileiros começaram a festejar, a sorrir, a sonhar com o mundo melhor, corrigindo sonhando com a sua cidade com uma estrutura básica eficaz, e eficiente, pois as cidades tem que corresponder com os deveres que a própria FIFA dita. Ou seja, para entrar no campo para disputar e emplacar o jogo, o Brasil precisou de garantir que iria dobrar as mangas da camisa e colocar as mãos na massa e garantir pelo menos a infra-estrutura básica e equipamentos turísticos necessários para receber a população mundial nos jogos de  2014.

Foi a partir deste momento que os brasileiros começaram a esperar para as grandes obras, mas o que temos visto até hoje foi “nada” (exceto a obra dos estádios que estão sendo construídos) o que temos mesmo é ouvido muito barulho e rumores, e no meio desta poluição sonora que estamos sujeitos a ouvir está milhões de reais gastos em projetos que nunca sai do papel, ouvimos também muitas corrupções e muitos bordões como “dinheiro na cueca”, “dinheiro na meia”, que o Japão vai ser e já está sendo reconstruído antes mesmo que as nossas obras para copa 2014, entre outros a mais.

E nos últimos dias temos acompanhado o caso da operação “Voucher”, cerca de R$ 3 milhões dos 4,445 milhões do contrato destinado à qualificação de 1,9 mil profissionais de turismo no Amapá, e lugares onde deveriam existir  as empresas responsáveis pelo projeto, se encontra apenas terrenos baldios, e neste processo mas de 35 pessoas já foram pressas.

Fatos deste tipo caem no esquecimento em poucos dias, dando lugar aos outros que vão surgindo, mas sinceramente fico me perguntando, quais critérios que são tomados para que uma empresa, instituição ou sei lá mais o que deve ter para poder executar um projeto e administrar um volume de dinheiro que é oferecido? porque Amapá foi escolhido sendo que nem participa das sub-sedes da copa 2014? cadê a nossa infra-estrutura básica?

Pelo jeito nossos representantes estudaram um pouco de história e resolveram adotar a politica “pão e circo”, onde estamos vivendo e sorrindo, contentes com as “bolsas auxílios” que ganhamos em todos os meses, pelo carro novo que compramos com taxas de juros a zero, mesmo tendo um dos  valores mas caro de petróleo, ficamos todos felizes quando assistimos os nossos jogos de futebol de toda quarta e domingo, tomando uma “loira gelada”. Pelo jeito os nossos administradores aprenderam bem a politica “Pão e Circo”.

Para alguém não se lembre ou não conhece mesmo a politica “Pão e Circo” vou explicar: o sistema consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão, quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso é o Coliseu, localizado na cidade de Roma), onde era distribuídos os alimentos e onde a comunidade  esquecia das dificuldades da vida, diminuindo as chances de revolta.

2 comentários:

  1. hahahahahah é a pura verdade... o roubou continua e o os nossos sonhos não se concretizam. Eu nao sei, mas eu tenho um pouco de certeza que será a pior copa de todos os tempos. =/

    ResponderExcluir
  2. Pois é nê... já havíamos conversado sobre isso e como a corrupção nos rouba o desenvolvimento. Agora seus textos parecem migrar do otimismo para o ceticismo. Mas a solução eu também já falei... isso acontece pq o brasileiro é alheio a política. Me perdoe o "tapa na cara", mas você também é assim!!!

    A maioria não faz questão de discutir, de se envolver, de exigir no congresso os seus direitos, isso sempre é feito por uma minoria e como se não bastasse, sempre quando com interesses pessoais em jogo... não tem sido assim com bombeiros, médicos, policiais, professores? Todos querendo que os parlamentares aumentem seus salários?

    Quando todo esse povo aprender a ser menos egoísta e entender que não basta ter um bom salário, é preciso um país seguro, com saúde e educação para viver, ae sim teremos uma nação melhor no futuro. Mas até esse dia chegar, seremos (me incluo nisso) um bando de marionetes iludidos(as) com bolsa família enquanto nos alimentamos de novela, futebol e cerveja... é o pão com circo moderno.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...