sábado, 2 de julho de 2011

Comunidade de Bom Sucesso de Várzea Grande/ MT.

A comunidade de Bom Sucesso localizada a 8 km do centro de Várzea Grande/ MT, o acesso é feito pela rodovia dos imigrantes, a comunidade possui cerca de 120 pescadores, e suas famílias distribuídas ao longo do rio. Na via principal de acesso a comunidade é paralela ao rio com cerca de 200 metros, estão fixadas propriedades que se tornaram peixarias.

Com o incentivo dado pelo governo municipal junto com o SEBRAE/MT, através da criação Rota do Peixe, que consiste num roteiro baseado na exploração do peixe e ao fundo dos estabelecimentos se encontra as residências dos proprietário, gerou emprego e renda para os moradores, pois antes para ter um emprego precisaria de ir para Várzea Grande e Cuiabá.

Na comunidade são encontrados 9 restaurantes, todos servindo o mesmo cardápio, podemos ate imaginar que seja muitos restaurantes num pequeno espaço, mas nos finais de semana e feriados falta espaços no restaurante para atender a demanda.   

E com a crescente demanda na comunidade está havendo um resgate e valorização da cultura local, pois, os jovens e os mais idosos voltaram a resgatar as antigas receitas que os antepassados deixaram, como fabricação de variados tipos de doces como: rapadura, doce de mamão, caju entre outros, que são vendidos na própria frente de casa e nos restaurantes. Vale a exaltar que uma das moradores (Dona Guti) chegou a participar no programa da Ana Maria Braga, mostrando a elaboração do doce.

Mas os atrativos não ficam apenas na gastronomia, vai no processo histórico, nas falas e nas marcas que estão expostas na comunidade como: os antigos engenhos, casas antigas, no folclore da comunidade e nas longas e boas conversas dos idosos.

Na comunidade há grandes necessidades, da sua infra-estrutura aos recursos turísticos como qualquer outro lugar do Estado, exemplo: posto de saúde, transporte público que passa poucas vezes ao dia, rede de esgoto, para que os dejetos não sejam jogados diretamente ao rio, e mais cursos de qualificação profissional para a comunidade.

A comunidade encontrou no turismo um instrumento de prosperidade socioeconômico. A comunidade local está tendo a oportunidade de crescer socioeconomicamente, através das peixarias, vendas de doces e artesanatos, resultando na valorização da cultura local que estava em declínio.

Fonte: IBGE e na pesquisa in foco realizado em 2009 e 2011.

P1100238                                           Entrada  da Comunidade

P1100241                        Placa de Sinalização Turística da Comunidade

P1100242

                               Avenida principal da comunidade

 

P1100249

Registro das conversas com uma moradora quando esperava o ônibus.

 

P1100251

                   Doces em exposição para venda, Casa da Dona Guti.

 

P1100261                    Engenho antigo, ainda é feito doce de rapadura no local

 

PICT0133         Lixo no quintal de uns dos Restaurantes.

 

PICT0120              Os moradores no engenho.

 

PICT0111            Na produção da rapadura.

2 comentários:

  1. Bacana, eu já passei algumas vezes lá para comer uns peixes fritos deliciosos.. Muito bom.. e Nossa que otimo esse projeto. Valoriza a produção e comunidade local. Agora a rapadura de cana tudo de bom :D

    ResponderExcluir
  2. bom sucesso essa comunidade e tudo de bom o peixe entao frito mugica de pintado nao vejo a hora de volta e comer o peixe na dona antonia uma delicia peixaria beira rio

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...