quarta-feira, 18 de maio de 2011

Experiência de Vida de Um Viajante

Este texto a seguir foi escrito por Fabricio Ferreira, nos seus momentos de reflexões, sendo mas exatamente, quando perguntaram a ele  quais seriam as experiências dele, e ele resolveu a escrever este texto, boa leitura!

Sempre acreditei que a curta frase “experiência de vida” terá plena aquisição e sentido em nossas vidas quando os cabelos embranquecer, as rugas aparecer e ao olhar para o passado, ter a sensação que é algo remoto e saudoso. Ao ler essa frase, eu carregava o significado que a pessoa teve uma longa e plena vida, repleta de realizações, objetivos e sonhos conquistados, e claro, não poderiam faltar alguns infortúnios e erros pelo caminho, mas tudo superado pelo aprendizado, determinação e simplesmente pela esperança, pela fé e crença de que somos capaz.

Ao conjugar o verbo no passado e citar que carregava esse significado comigo, quer dizer que mudei meu conceito? Sim, mudei. Cada um tem sua própria “experiência de vida”, contudo é impróprio julgar a experiência apenas pelos anos vividos, muitos passam a vida inteira se escondendo atrás de murmúrios e lamentações, preocupados em criticar e julgar com base em suas próprias ideologias, os anos voam e a experiência adquirida foi de um fruto amargo. Contudo tenho plena convicção em afirmar que experiência de vida não é resultado do passar de ano, mas sim das lições e do caminho percorrido, não importando o tempo de duração da jornada.

Ao voltar em um curto espaço de tempo e fazer uma avaliação pessoal, tenho a certeza que meu conceito de “experiência de vida” seria o mencionado no primeiro parágrafo. Contudo, como poderia continuar com essa afirmação após tudo que vivi? Das ruas glamorosas de grandes cidades à miséria dos andes bolivianos; Da soberba de uns à compaixão de um simples camponês peruano que tira o pouco de seu prato para oferecer a um estranho viajante; Da intolerância racial e religiosa à harmonia entre povos; Da imposição de idéias através de violência e autoritarismo como na tentativa de golpe de Estado na Bolívia e no Equador à discussão de forma civilizada e construtiva nas comunidades alternativas pela América; Das favelas e pessoas abandonadas pelo governo local, controlados pela corrupção e violência à exemplos de reestrutura e pacificação como na favela Cerro Santa Anna em Guayaquil; Do trabalho com carteira assinada à abertura do próprio negócio; Do distanciamento de um amigo à descoberta de uma nova e verdadeira amizade; Da tristeza de um romance acabado à emoção de um novo amor; Do sucesso de um projeto ao fracasso de outro; Da realização de um sonho à construção de outro sonho maior ainda; Dos erros cometidos ao aprendizado adquirido.

Sei que tenho apenas 23 anos e estou no começo de uma longa jornada, mas hoje posso dizer, com plena certeza e convicção que carrego muitas “experiências de vida”, também tenho a humildade e sabedoria de admitir que o pouco que aprendi e vivi é uma pequena fração, apenas um grão de areia no oceano que temos a nossa volta. Aprendi que estamos em constante processo de aprendizado e evolução, não importa se a pessoa seja uma criança ou um velho; branco ou negro; do ocidente ou oriente; rico ou pobre; católico, protestante ou mulçumano; o importante é ter a grandeza para reconhecer as boas coisas e o discernimento suficiente para recusar as más, pois cada dia que passar, uma semente do aprendizado e conhecimento ira germinar, colhendo os frutos da experiência

Fabricio Almeida Ferreira

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu já li esse texto em algum lugar. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. O legal que no texto tem uma parte, que faz homenagem a minha pessoa rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh eu vi "Do distanciamento de um amigo à descoberta de uma nova e verdadeira amizade;" , afff eu também quero homenagem =/ (triste)

    ResponderExcluir
  4. Deu ate vontade de pegar a mochila e sir por ai....parabens Fabricio!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...