quarta-feira, 9 de março de 2011

A Qualidade Ambiental Nos Atrativos Turísticos de Cuiabá- Mt

Uma boa parte dos atrativos turísticos do município de Cuiabá se encontra na zona urbana, que constitui-se ambiente urbano o conjunto de tudo o que forma o espaço público: ruas, calçadas, praças, equipamentos, vegetação, rios, entre outros. Sabendo que a qualidade do ambiente urbano tem uma forte influencia sobre a atração de turistas, ao passo que quando saímos procuramos condições de estadia, normalmente melhores as que temos em casa ou na cidade.

E visitando os atrativos foi visualizado vários problemas graves no ambiente, mesmo tendo lixeiras para a separação dos lixos, os visitantes têm dificuldades para separar os lixos, calçadas destruídas ou ocupadas pelo poste, várias sacolas de lixos, que não quais poluem o visual do atrativo e trazem mal cheiro e insetos indesejados, podendo até colocar a segurança da saúde das pessoas em risco. Outro fato encontrado foi a vegetação como um pé de coqueiro sendo utilizado como poste de energia, com cabos soltos colocando perigo a vida de terceiros.

Estes fatos demonstram como é fundamental a educação ambiental em nossa cidade, e o imperdoável e péssimo hábito  de muitos têm de jogar lixo nas ruas, nas calçadas, sendo que todos estão conscientes dos males causados pelo lixo, mas como não estão estão envolvidos emocionalmente continua persistindo neste hábito. Vejam algumas fotos que foram no dia 26/02/2011.  

Degradação

                         Degradação no solo no Museu Da   Caixa D’ Água.

 

 

Lixo do Morro

              Falta de separação de lixo. No Museu da Caixa D’ Água.

 

 

P1090913

                            Água parada. No Museu da Caixa D’ Água.

 

 

P1090914

                                 Entulho de lixos na frente do Museu.

 

 

 P1090951

   Pé de coqueiro sendo utilizado como poste de luz, na Praça da República, ao lado de outros atrativos como a Catedral, Museu do Centro Histórico e o Palácio das Instruções. 

 

  P1090956

Calçadas degradadas, dificultando o acesso dos cadeirantes tanto para praça e como para entrada do Museu Histórico.

 

P1090944

   Sacolas de Lixos em cima das calçadas, além de dificultar a passagem de pedestres, atraem insetos e roedores indesejados.

 

 

 

P1090960Calçadas no centro histórico de Cuiabá, sendo ocupadas pelos lixos, postes, e com tamanho insuficiente para que pessoas caminhem com segurança.

5 comentários:

  1. Esse do pé de coqueiro foi massa hein... cada coisa que se vê que as vezes é melhor rir para não chorar. Eu sinceramente tenho vergonha da nossa cidade e nossa administração. E mais vergonha ainda eu tenho d minha Várzea Grande que se encontra um caos. Olha sinceramente a educação ambiental só irá mudar, quando o proprio povo estiver Doutrinado nesta parte.

    ResponderExcluir
  2. Daniel Félix Veterinário13 de março de 2011 às 18:31

    Olá João Ricardo! Concordo com a Angela, o coqueiro disfarçado de poste foi a melhor de todas. A educação ambiental começa dentro de nossas casas e temos que dar exemplo, assim como nossos governantes que com o voto cego se elegem e nunca saem daquelas panelinhas formadas por sangue sugas...Parabéns pelo seu trabalho...Até breve amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Francielli Pires(estudante de turismo)15 de março de 2011 às 17:20

    Diante de todos essas observações, concordo plenamaente com você...Principalmente a entrada do museu,um dos nossos cartões postais degradados!Infelizmente,nossos governantes só "sugam" nosso dinheiro...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado! a todos que estão acompanhando o meu trabalho a este blog, e saibam que o meu sucesso depende de vcs rsrs... mas agora deixo uma pergunta o que podemos fazer para melhorar???

    ResponderExcluir
  5. rosilene oliveira de freitas silva30 de março de 2011 às 16:30

    Olá João Ricardo! ACHEI MUITO BOM ESSE BLOG,
    QUEM SABE ASSIM , AS PESSOAS SE CONCIÊNTISAM.
    NÃO SO COM A NATUREZA, MAIS COM O MEIO AMBIENTE.
    MAS INFELIZMENTE NEM TODOS PESSA ASSIM...
    ABRAÇO PROFESSOR QUERIDO ...

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...