sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Complexo da Salgadeira Sobre os Holofotes da Agecopa. Ou é Apenas Mais um Sonho?!

Deste de setembro de 2010 a Justiça acatou o pedido do Misterio Público Estadual e determinou a interdição do Complexo. De acordo coma decisão judicial o projeto de revitalização deverá contemplar a recuperação das áreas degradadas e ordenamento territorial a regularização das atividades e uso racional dos espaços pelos turistas.

Na ação o Ministerio Público apontou uma série de irregularidades relacionadas ao funcionamento do complexo como: disposição de residuos a céu aberto, sistema de tratamento de esgoto tomado pela vegetação, ausencia de gerenciamento de residuos, presença de processsos erosivos no estacionamento, ausencia da lincença ambiental, equipamentos de segurança e certificados do corpo de bombeiro vencidos entre outros.

O turismo desordenado no local também  foi apontado na ação, e empreendimentos dentro da faixa de 50 metros do curso da água. Alguns empreendimentos estão no local por mais de 20 anos, que não participaram de uma licitação pública. Também foi revelado a inexistencia da escritura pública que comprove a doação da área feita pelo Estado ao município de Cuiabá.

Outro fator questionado foi que a Aderco, a instituição responsável pelo local se apropriou dos recursos públicos oriundos da cobrança de taxa dos visitantes para o estacionamento de veiculos, que deveria ser destinado para a proteção ambiental da área.

Após 4 meses o Complexo fechado interditado, fechado para uso, não se percebe nenhuma movimentação para reabrir o complexo, apenas rumores que o Complexo da Salgadeira está entre os 28 projetos da Agecopa para uma garnde e audacioso projeto de revitalização.

A preocupação da Agecopa é de oferecer melhores condições e estrutura adequados com padrões internacionais para os turistas incluindo adequações para portadores de necessidades especiais. No Complexo será construído 01 “piscina organica” para desafolgar o fluxo de pessoas que frequentam o riacho e um espaço especifico para crianças além de da construção de 01 hotel e centro esportivos.

Espera-se que o projeto realmente vem se torna realiadade, por muitos anos o complexo veio a ser um ponto turistico  de lazer importante para os moradores da região. E como pode ser visto anteriormente as necesidades que faltam para que o complexo seja reaberto novamente exige muito trabalho, e uma boa administração para que se transforme um ponto turistico sustentavel, que não só a nossa geração presente possa utilizar, mas que as futuras gerações vêem a utilizar também, a conhecer e usufruir o cenário magnifico que a Salgadeira proporciona.

2 comentários:

  1. E o lago do manso que ninguem fala e até parece que não existe? Como os turistas chegarão ate o local se não tem acesso?
    É uma vergonha

    ResponderExcluir
  2. é verdade, no meio de todo este vuco- vuco não ouvi e nem vi nada referente ao lago do manso, será que o manso caiu no esquecimento???

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...